Bem-vindo ao nosso website.

Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas no seu país?

Sim
Não

 

Ao enviar este formulário, está a concordar com a nossa Politica de Cookies e Política de Privacidade, cuja leitura prévia recomendamos.
RECUSAR

logo
menu logo menu

Parque Natural da Serra de São Mamede

O Parque Natural da Serra de São Mamede, está localizado na região fronteiriça do nordeste alentejano, ocupando uma área aproximada de 56.000 ha, distribuídos pelos concelhos de Portalegre, Castelo de Vide, Marvão e Arronches. O ponto mais alto da Serra encontra-se a uma altitude de 1.025m, sendo o ponto mais elevado a sul do Tejo.

Na Serra existem relevos contrastantes. A sul temos a presença de um relevo suave e ondulado, a uma altitude que varia entre os 300 e 400 m. O chamado Patamar de Portalegre, localizado entre os 400 e 500 m, forma uma espécie de zona de transição entre a paisagem de planície tipicamente alentejana e a zona serrana. Aqui a paisagem é dominada pelo montado e por azinheiras.

A Serra em si, encontra-se a altitudes superiores a 800 m, onde temos uma paisagem atravessada por cristas quartzíticas e relevos proeminentes. Aqui predominam os carvalhais, castinçais, sobreirais e azinhais coabitando com a giesta, esteva e carqueja, fundindo-se as influências atlântica e mediterrânica. Paralelamente a este tipo de vegetação encontramos muitas espécies animais tais como o sapo parteiro ibérico, a rã ibérica, lagartos de água, cobras, javalis, perdizes e aves de rapina como a águia de Boneli.

Entre a fauna e flora nativa, a cultura da vinha sobressai em pequenas vinhas velhas espalhadas pela serra, numa harmonia sem paralelo. As condições edafoclimáticas, ou seja, as características e qualidade do solo, relevo, altitude e temperatura da região, quantidade e regularidade de luz solar, incidência de chuva, vento e humidade, juntamente com a intervenção humana através das práticas culturais da vinha, formam um terroir único de excelência, conferindo uma tipicidade e identidade únicas aos vinhos da Serra de São Mamede.